Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Balanceamento de internet


Você já ouviu falar de Balanceamento de Internet?

Eu já, e venho para falar dessa excelente ferramenta. Tudo que precisa ter em mente é que o balanceamento nada mais é que a divisão das internets de forma dinâmica. Sei também que muitos já ouviram falar que é possível usando o IPtables, através de divisão de pacotes, ex: tudo que sair para a placa eth1 irá para a rede 192.168.0, e que tudo que sair para a ppp0 irá para a rede 192.168.1.
Mas digo-lhe, usar o IPtables está aos poucos caindo em desuso, já que o balanceamento pode ser feito de forma muito mais dinâmica. Imaginem uma solução como a destes dois exemplos:
  1. Digamos que você entre no site do www.google.com.br do ip 192.168.0.150 em sua rede, ele irá para a placa de internet eth1, e digamos que você entre no mesmo site dawww.google.com.br no ip 192.168.0.120 na mesma rede e ele irá para a placa de internet ppp0, vejam que é a mesma rede, o mesmo site e computadores diferentes.
  1. Ele é capaz de balancear até no mesmo computador, digamos que você entre no sitewww.hardware.com.br no ip 192.168.0.100, ele irá para a placa eth1, e você também entre no site www.debian.org no mesmo ip, 192.168.0.100 e ele irá para a placa ppp0. O balanceamento é capaz de redirecionar os acessos tanto para a placa eth1 e a ppp0. Dinâmico não? ;)
Na figura acima apenas ilustrarei que a conexão vem em duas internets diferentes e são redirecionadas para uma rede.
A maior pergunta agora é: Como eu faço isso no Linux? E a resposta é simples (teoricamente né), vocês irão usar o iproute2 que é um modulo no Linux capaz de criar roteamentos mais dinâmicos no Linux, mas tem um porém (sempre tem um porém d;) ) é necessário recompilar o Kernel e implementar um path para que corrija problemas de roteamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário