As vendas de computadores no Brasil caíram 36% em 2015, em relação ao ano anterior, aponta a IDC, consultoria que acompanha o mercado de eletrônicos no país e no mundo. A comercialização de 6,6 milhões de unidades é o pior resultado desde 2005. O preço médio, por outro lado, ficou 37% mais caro.
No ano, a indústria vendeu 2,6 milhões de computadores de mesa, um volume 36% menor ao de 2014. Os notebooks somaram 4 milhões, queda de 32%. Como o governo não realizou compras no ano passado, 32% do total de PCs foram adquiridos por empresas, enquanto o restante foi parar na casa dos consumidores.
Segundo a IDC, as altas do dólar e da taxa de desemprego influenciaram no desempenho dos computadores. Para a consultoria, o movimento de 2015 foi igual ao de 2005, quando as vendas do Brasil ainda engatinhavam e o mercado estava em franca ascensão.
Enquanto as vendas despencaram, a receita das fabricantes não foi reduzida na mesma intensidade. Ficou 13% menor. Se, em 2014, o preço de computador era de, em média, R$ 1.694, em 2015, subiu 37% e chegou a R$ 2.323.
Para 2016, a IDC espera nova queda nas vendas, de 18%, e aumento de 20% no desembolso dos clientes por cliente.
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