Perda de Pacotes em Redes de Computadores
Sim, infelizmente, na maioria das redes, existe a perda de pacotes.E um dos principais fatores que contribui para a perda de pacotes é o atraso de fila.
Se vários pacotes chegarem ao mesmo tempo em um roteador, este irá processar um por vez, para decidir para qual enlace enviar.
Os outros pacotes terão que esperar esse processamento e transmissão daquele pacote que está no roteador. Eles irão esperar em um buffer, uma memória que, obviamente, não é infinita.
Assim, se um pacote chegar em um nó, e o buffer deste estiver cheio...haverá a perda de pacote, pois este não tem para onde ir.
Certamente você já sofreu com a perda de pacote. Na verdade, é bem comum essa perda, mas quanto menos houver, melhor.
Em alguns casos, como assistir um vídeo no Youtube ou abrir uma foto de uma rede social, alguns pacotes que se perdem nem são percebidos (pois há muitos frames em um filme e milhões de pixels em uma imagem, de modo que o olho humano não percebe pequenas perdas).
Porém, há situações que a perda de pacotes é algo que não pode ocorrer.
Lembra quando baixou aquele programa e ao executar ele deu erro? Pois é, um bit faltando já o suficiente para ter um arquivo corrompido.
Para alguns casos, há uma nova tentativa de envio de pacotes perdidos, em outros casos não.
Estudaremos em mais detalhes essas perdas em outros tutoriais.
Vazão em Redes de Computadores
Além dos atrasos e perdas, outro conceito importante que ajuda a definir as características de uma rede, é a vazão de dados.A vazão nada mais é que a taxa com que os dados são transferidos de um local para outro.
Imagine que você esteja baixando um jogo de um site ou mesmo de um programa do tipo P2P (um torrent), a vazão é o que você conhece como velocidade.
Tanto servidores como clientes, possuem limitações nas vazões.
Seu modem permite que você faça download e upload a uma vazão máxima.
Caso esteja recebendo ou enviando mais de um arquivo, essa vazão total de seu sistema final será dividida.
Fonte: Redes Progressiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário