Mercado Livre, iFood e PicPay: apps têm instabilidade em dia de apagão da Amazon; empresa diz que falha foi resolvida
Falha estava em sistemas de banco de dados e de servidores virtuais da AWS. Empresa disse que situação foi resolvida e que todos os seus serviços voltaram ao normal.
Por Redação g1
Plataformas como iFood, Mercado Livre e PicPay apresentaram instabilidade nesta segunda-feira (20).
Uma falha na nuvem da Amazon Web Services (AWS) afetou mais de 500 empresas e derrubou sites e aplicativos.
A AWS identificou o problema ainda na madrugada, por volta das 4h11, e disse que ele foi resolvido às 19h01 (horário de Brasília).
Plataformas como iFood, Mercado Livre e PicPay foram afetadas nesta segunda-feira (20) pela falha na Amazon Web Services (AWS), serviço de computação em nuvem da Amazon. O incidente impactou sites e aplicativos em todo o mundo.
Empresas como Duolingo, Canva, Snapchat, Fortnite e Zoom também foram prejudicadas pela falha, de acordo com a Reuters.
Outros serviços de pagamento, entretenimento, e-commerce e marketplaces também tiveram alta nas notificações de erros no Downdetector, site que monitora falhas nas plataformas digitais. Não é possível afirmar que todos os casos estão ligados ao erro na AWS (veja lista abaixo).
➡️ O que é a Amazon Web Services (AWS)? A AWS foi criada para atender à própria Amazon, mas hoje oferece serviços como hospedagem de sites, bancos de dados e ferramentas de inteligência artificial para terceiros. Entre seus concorrentes, estão Azure, Google Cloud, Oracle e IBM.
A AWS identificou às 4h11 (horário de Brasília) um problema ligado aos sistemas de banco de dados e de servidores virtuais voltados para empresas que utilizam seu serviço de nuvem.
À tarde, muitos serviços ainda tinham instabilidade, segundo o Downdetector, que monitora falhas em sites e aplicativos. A Amazon Web Services informou que "todos os serviços da AWS retornaram às operações normais" às 19h01.
O Mercado Livre, o Mercado Pago e o PicPay confirmaram que a instabilidade em seus aplicativos foi causada pela falha na AWS e afirmaram que estavam trabalhando para resolver o problema.
O iFood, um dos principais clientes da AWS no Brasil, disse que houve instabilidade em um dos seus "fornecedores de tecnologia", o que pode causar "lentidão ou falhas em alguns serviços". A empresa disse que sua equipe está trabalhando para garantir o funcionamento do serviço.
A OLX disse que trabalha com seu provedor global para resolver uma "intermitência em serviço pontuais".
iFood, Mercado Livre e PicPay — Foto: Celso Tavares/g1; Divulgação; Divulgação
Veja abaixo alguns dos serviços digitais que apresentaram instabilidade nesta segunda-feira (20):
- Alexa
- Amazon
- Banco Pan
- Canva
- Claro
- Clash of Clans
- Clash Royale
- Coinbase
- Duolingo
- Fortnite
- HBO
- iFood
- Itaú
- Lyft
- Mercado Livre
- Mercado Pago
- OLX
- Perplexity
- PicPay
- Prime Video
- Rede
- Roblox
- Robinhood
- Roku
- Signal
- Snapchat
- Stone
- Wellhub
- Zoom
Entre as empresas listadas como clientes no site da AWS, estão Snapchat, Prime Video, OLX e PicPay.
O que dizem as empresas
iFood: "Instabilidades em um dos nossos fornecedores de tecnologia estão afetando diversos aplicativos no mundo todo, incluindo o iFood. Por isso, o app pode apresentar lentidão ou falhas parciais em alguns serviços. Nossa equipe técnica está acompanhando a situação de perto e trabalhando para garantir o funcionamento da plataforma."
Mercado Livre/Mercado Pago: "O Mercado Livre e Mercado Pago reconhecem que houve uma instabilidade em seus aplicativos, provocada por uma falha generalizada e ampla no sistema da AWS. Nossas equipes estão trabalhando rapidamente para restabelecer o sistema."
PicPay: "Como outras instituições financeiras e de entretenimento, o PicPay foi afetado pela instabilidade global nos serviços da AWS. Os serviços estão mais lentos que o comum. As empresas já estão trabalhando em conjunto para resolver o problema o mais rapidamente possível."
Snapchat: "Estamos cientes de que alguns usuários estão tendo problemas. Aguarde, estamos investigando."
OLX: "A OLX esclarece que está passando por intermitência em serviços pontuais e está trabalhando em conjunto com o provedor global para normalizar as atividades."
Banco PAN: "O Banco PAN informa que seus serviços digitais, incluindo o aplicativo, enfrentaram instabilidade nesta segunda-feira (20), em razão de uma falha técnica em fornecedor de infraestrutura — situação que também impactou outras empresas e setores globalmente.
As equipes técnicas do PAN estão atuando para restabelecer integralmente os serviços o mais rápido possível. O banco reforça seu compromisso com os clientes e agradece pela compreensão. Todos os canais de atendimento seguem disponíveis para suporte.”
Itaú: "Tivemos uma leve intermitência sistêmica ontem relacionada ao caso, sem grandes impactos na experiência dos clientes. Hoje não há nenhum impacto", disse o Itaú nesta terça-feira (21).

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/i/u/BvrKZQR3eQMqcsA9727Q/ifood-mercado-livre-picpay.png)
Comentários
Postar um comentário