Azure caiu? Serviços da Microsoft registram instabilidade nesta quarta (29)
O serviço de nuvem da Microsoft, o Azure, registrou uma instabilidade nesta quarta-feira (29). As falhas tiveram início por volta das 12h30 (horário de Brasília) e afetou principalmente serviços proprietários da gigante da tecnologia.
Dentre os aplicativos e softwares que registraram problemas estavam o Microsoft 365 (que abarca Word, Excell, Power Point e outros), Outlook (e-mail), Microsoft Store e outros, de acordo com o site Down Detector.
Segundo o Down Detector, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais estavam dentre as cidades mais afetadas pelo problema. Contudo, a questão não foi apenas nacional.
De acordo com relatos nas redes sociais, pessoas de outras nações também foram afetadas. Além dos relatos em português, muitos usuários falantes do inglês abordaram a questão no X:
Microsoft admite problema
Por volta das 13h20, a Microsoft admitiu que há problema no serviço de cloud da companhia. Também através do X, a empresa disse que estava “investigando um problema que afeta os serviços do Azure Front Door”.
“Os clientes podem estar enfrentando falhas intermitentes nas solicitações ou latência. Atualizações serão fornecidas em breve”, comunicou.
O Azure Front Door é um serviço de distribuição de conteúdo (CDN) para a internet, ou seja, ele é um sistema que permite o acesso aos sites.
Ele também atua protegendo as páginas contra ciberataques e equilibra os visitantes entre os vários servidores.
Na página de status de serviços da Azure, a falha foi tratada com mais detalhes. “Confirmamos que uma alteração de configuração inadvertida foi o evento que desencadeou esse problema”, diz trecho de um texto no site.
A página confirma que as novas configurações já estão sendo colocadas no estado chamado de deployment, que é quando um sistema entra efetivamente no ar.
Por enquanto, a Microsoft não especificou em quanto tempo as correções devem ser 100% implementadas e quando os serviços devem voltar ao normal.
AWS e Azure com problemas
A instabilidade no Azure surge apenas 9 dias após um outro grande problema na nuvem. Em 20 de outubro, a AWS, serviço de nuvem da Amazon, teve um grande problema e acabou deixando dezenas de aplicações online fora do ar.
Comentários
Postar um comentário