Mais uma tarefa para motorista de Uber: treinar a IA

 

A Uber iniciará um novo projeto-piloto nos Estados Unidos para que seus motoristas e entregadores treinem inteligência artificial. A iniciativa permite que os parceiros ganhem dinheiro extra realizando “microtarefas” diretamente pelo aplicativo, como gravar áudios, captar imagens e enviar documentos em idiomas específicos.

O movimento acontece logo após a Uber adquirir a startup Segments.ai, especializada em rotulagem de dados para IA. Com a nova empreitada, a empresa visa fortalecer seu próprio negócio de soluções de IA. A companhia já estaria realizando testes semelhantes com motoristas na Índia, segundo o The Register.

A ideia é usar a vasta rede de motoristas e entregadores da Uber para coletar e classificar dados que alimentam e aprimoram modelos de IA. A empresa posiciona a novidade como mais uma forma de “trabalho flexível” dentro da plataforma.

Quais são as microtarefas?

Interface do app Uber com opção "digital tasks"
App permitirá execução de “tarefas simples” para treinar IA (imagem: reprodução/Uber)

As tarefas propostas aos motoristas são variadas e incluem enviar imagens de carros, gravar a si falando o próprio idioma ou dialeto local e enviar uma foto de um documento escrito em determinada língua.

Com a iniciativa, a Uber entra no mercado hoje dominado por plataformas como a Scale AI e a Mechanical Turk, da Amazon, que utilizam mão de obra freelancer, majoritariamente fora dos EUA, para realizar a rotulagem de dados — processo intensivo para melhorar a qualidade dos dados, essencial para o desenvolvimento de qualquer IA atualmente.

Mais novidades no app

O anúncio das microtarefas de IA faz parte de um pacote maior de mudanças que a Uber implementará nos EUA para, segundo o CEO Dara Khosrowshahi, construir “a melhor plataforma para trabalho flexível”.

Entre as outras novidades, o app passará a dar mais informações sobre as corridas aos motoristas na tela de ofertas de viagens, redesenhada para dar mais tempo e detalhes a eles antes que decidam aceitar ou recusar uma corrida. Além disso, a ferramenta que indica áreas de alta demanda foi aprimorada, com um novo mapa de calor trazendo os tempos médios de espera e onde o preço dinâmico está ativo.

Ilustração do mapa da Uber com zonas variando em cores, de amarelo a vermelho
Mapa de calor mostra locais com menor e maior tempo de espera (imagem: reprodução/Uber)

Quanto a segurança, a empresa segue expandindo o recurso para motoristas mulheres aceitarem apenas passageiras. Uma função parecida já existe no Brasil desde 2020, o U-Elas. Além disso, motoristas ganharão mais um filtro, podendo definir uma nota mínima para passageiros.

Respondendo a uma das principais críticas dos motoristas sobre avaliações ruins, a empresa também se comprometeu a ouvir a versão dos parceiros antes de tomar decisões sobre reclamações (e poderá banir passageiros que fizerem denúncias falsas) — não fica claro, entretanto, como o atendimento chegará a conclusão de quem está certo ou errado.

Em caso de reclamações verdadeiras, em vez de bloquear totalmente a conta, em casos leves, a Uber passará a limitar o acesso a categorias específicas do serviço. Violações sérias, entretanto, ainda poderão resultar em banimento.

Por enquanto, as novidades estão disponíveis apenas nos EUA, sem previsão de chegada ao Brasil e outras regiões.

Com informações do The Verge

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